sábado, 23 de agosto de 2008

Setor financeiro aponta riscos à credibilidade da Petrobras

O presidente do Conselho de Administração da BM&F Bovespa, Gilberto Mifano, disse ontem estar preocupado com a criação de uma nova estatal para o pré-sal, que pode sinalizar uma quebra de governança e levar a Petrobras a uma perda de credibilidade.

"Não estou preocupado, em primeiro lugar, com o investidor estrangeiro. Estou preocupado com os mais 400 mil brasileiros que têm e escolheram ter ações da Petrobras e que merecem respeito", afirmou, após evento da Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais).

Apesar de a Petrobras ser uma companhia estatal, Mifano disse que o futuro da empresa não pode ficar circunscrito apenas a uma decisão de "gabinete". "O controle da Petrobras está na mão do governo, mas o governo somos nós. Nós somos acionistas do governo. Não é um gabinete que vai decidir [pela criação da nova estatal]."
Na visão de Mifano, a Petrobras "tem direitos" que devem ser respeitados pela União.
De acordo com ele, muitos acionistas já demostram preocupação com o assunto, embora eles não tenham ainda se organizado para reagir em conjunto à criação da nova estatal. "Estou ouvindo alguns acionistas e eles estão preocupados," afirmou.

Fonte:

Nenhum comentário: