sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Primeiro óleo do pré-sal sai do Espírito Santo em 2 de setembro

20/08/08 - No dia 2 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e toda a diretoria da Petrobras estarão na plataforma P-34, no campo de Jubarte, na bacia do Espírito Santo, onde será extraído o primeiro óleo da camada pré-sal brasileira, informou uma fonte próxima à presidência.

O evento marca a estréia da província petrolífera que se estende até Santa Catarina e que pode conter bilhões de barris de petróleo de alta qualidade.

A cerimônia será tratada como a entrada do Brasil numa nova era, segundo a fonte, deixando bem clara a intenção do governo de distribuir a nova riqueza com a sociedade, posição que deve ser defendida até as próximas eleições presidenciais.

Na primeira campanha, em 2002, Lula já havia usado a imagem da Petrobras para demonstrar que no seu governo a estatal seria instrumento de desenvolvimento social.

No Ceará para a inauguração de dois projetos da estatal --terminal de GNL (Gás Natural Liquefeito), no porto de Pecém, e fábrica de biodiesel, em Quixadá--, Lula anunciará também a construção de uma refinaria no Estado, no valor de 11,1 bilhões de dólares, um mês depois de ter anunciado uma refinaria de 20 bilhões de dólares da estatal no Maranhão.

Segundo entrevista concedida por e-mail ao Diário do Nordeste na terça-feira, o presidente afirmou que apenas no Nordeste os investimentos do governo vão somar mais de 90 bilhões de reais "para mudar a cara do Nordeste".

Mesmo com tantos projetos e em plena revisão para cima de um plano de investimentos de 112,4 bilhões de dólares, as ações da empresa apresentam queda no acumulado do ano.

No início de 2008, ainda no embalo das descobertas do pré-sal, os papéis da empresa valiam cerca de 43 reais, contra atuais 33,90 reais .

Além da queda recente nos preços do petróleo, também pressionam as ações as declarações do presidente Lula favoráveis à criação de uma estatal para administrar os recursos do pré-sal.

Em reunião interministerial na terça-feira, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, declarou que a criação da empresa que poderá reduzir em parte a importância da Petrobras na exploração do pré-sal está cada vez mais firme no governo.

Nesta quarta-feira, no entanto, as ações subiam quase 4 por cento, por volta das 11h45 min.

Fonte: - Denise Luna

Nenhum comentário: