quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Lula desmente decisão sobre criação da estatal e diz que propostas estão sendo estudadas

SÃO GONÇALO DO AMARANTES (CEARÁ) - O presidente Lula negou nesta quarta-feira que já exista a definição sobre a criação da nova estatal que vai ser responsável por gerir os recursos provenientes da exploração do petróleo proveniente da região pré-sal. Segundo Lula o que existe é uma discussão de um conselho interministerial sobre o que fazer com estes recursos.

- A única coisa que eu disse sobre o pré-sal foi que as pessoas têm que ter clareza de que o petróleo, enquanto estiver embaixo da terra, é da União. E precisamos utilizar este potencial extraordinário para acabar definitivamente com a pobreza neste país e recuperar o tempo perdido com a falta de investimento na educação.

O presidente disse que as propostas serão entregues em 19 de setembro e a partir daí serão feitos debates com a Petrobras e o Congresso sobre a forma de exploração e destinação. Em entrevista após a inauguração do terminal de regaseificação de gás natural liquefeito (GNL) de Pecém, em São Gonçalo do Amarantes, no Ceará, Lula afirmou que a decisão não pode ser preciptada:

- Ainda temos dois anos e quatro meses de governo e a Petrobras, muitos mais. Isso não pode ser pensado a partir da vontade do presidente, nem de governos. Tem que ser pensado de acordo com a necessidade da população.

Fonte:

Nenhum comentário: