sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Petrobras fará sociedade para explorar pré-sal

A Petrobras admite a possibilidade de formar uma grande sociedade com as companhias que já possuem concessões no pré-sal da Bacia de Santos. Mas descarta a necessidade de constituir uma megaempresa com multinacionais e a União para explorar as jazidas, como se especula no mercado. Se houver mesmo uma única e imensa reserva de petróleo e gás sob blocos abaixo da camada de sal no entorno de Tupi e Carioca, as concessionárias vão se organizar "como num condomínio", disse o diretor financeiro da companhia, Almir Barbassa.

– Cada companhia já detentora dos direitos de exploração teria, assim, uma cota de petróleo e gás para explorar segundo as participações previstas nos contratos de concessão disse o executivo.

Embora não negue a necessidade de angariar recursos para desenvolver as áreas que ficam a 5 mil metros de profundidade, Barbassa destaca que o caixa ganhará impulso no momento em que o pré-sal mais precisará de investimentos. O preço elevado do barril de petróleo e o aumento de produção elevaram em 40% as ações da petroleira nos últimos três meses.

– Vamos precisar de recursos, não sabemos quanto, porque de um lado teremos um caixa crescente e de outro os limitadores da exploração no pré-sal – disse Barbassa. – Do outro teremos que aumentar os investimentos para explorar o pré-sal. As projeções indicam que a companhia vai produzir 3,5 mil barris de petróleo por dia em 2012. Até lá, os investimentos da Petrobras deverão somar US$ 112 bilhões e a geração de caixa será de US$ 104 bilhões, sob perspectivas conservadoras.

As projeções financeiras da companhia ainda não consideram a produção efetiva dos campos situados no pré-sal, que só devem começar por volta da segunda metade da próxima década. Quando começar a produção, tudo indica que os concessionários terão de se organizar para explorar as áreas, porque há fortes indícios de que os campos se interligam.

– Se isso acontecer e ficar provado que os campos são interligados, haverá, necessariamente, unitização – disse o executivo, com base no que determina a Lei do Petróleo sobre o tema.

Petrobras, BG, Repsol, Petrogal, Exxon, Shell e Amerada Hess, concessionárias do pré-sal de Santos, deverão, neste caso, "celebrar acordo para a individualização da produção", diz a lei, para que nenhum tome o petróleo do outro.

O problema é que a Lei do Petróleo define o modelo de unitização – que é a união de cargas em um só volume para transporte – para áreas já licitadas e, no caso do pré-sal, há ainda blocos que não foram concedidos e, portanto, pertencem à União. Como se pode observar em mapas disponibilizados pela Petrobras e pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a maior parte do território onde estão as reservas ainda não foi licitado.

Fonte: - Sabrina Lorenzi

Nenhum comentário: