sexta-feira, 5 de setembro de 2008

É necessário o debate antecipado sobre pré-sal

04/09/08 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu ontem as críticas de que o governo abriu a discussão sobre o destino dos recursos do pré-sal antes de efetivamente obtê-los, durante evento voltado para discutir educação. Segundo ele, o debate antecipado se faz necessário porque, se isso não for feito, "os mesmos de sempre" vão querer se apoderar do dinheiro antes de ele chegar às "finalidades nobres" previstas por sua gestão.

"Eu vou dizer uma coisa para vocês: sabem por que eu quero discutir logo para onde vai o dinheiro? Porque se a gente não discute, os mesmos de sempre, que sempre ganharam tudo, vão querer se apoderar desse dinheiro antes de ele chegar às finalidades nobres que nós queremos neste país."

Lula fez a ressalva de que 62% dos dividendos de todo o investimento da Petrobras são pagos na Bolsa de Nova York, e que isso não pode se repetir com o pré-sal.

"Nós não poderemos, com o pré-sal, ficar na mesma proporção de ficar rico quem está rico e pobre quem está pobre. Vocês percebem que não sou de rasgar notas de dinheiro, eu sou muito tranqüilo", afirmou.

Ele também se referiu ao evento da véspera, quando se inaugurou a produção do primeiro poço a extrair petróleo do pré-sal, no campo de Jubarte (ES), como "um dia glorioso". E reclamou dos céticos que duvidam ser possível extrair petróleo a mais de 6.000 metros de profundidade, caso das reservas de outras bacias.

"É uma espécie de jogar para baixo, porque a gente não iria ao Espírito Santo se não tivesse a convicção de que, em março do próximo ano, vamos tirar [petróleo] de 6.500 metros de profundidade", disse.

Arrancando risadas, acrescentou: "Para baixo, todo santo ajuda. Vocês percebem? Os críticos nem percebem isso. Se fosse subindo poderia ter problema, mas, para baixo, até bêbado chega em casa", brincou.

Fonte:
Da Agência

Nenhum comentário: