sexta-feira, 24 de outubro de 2008

A ANP autoriza primeiro acordo do novo modelo

Apesar da Lei do Petróleo prever a unitização em áreas já licitadas, a descoberta de reservas gigantes na camada pré-sal, que poderiam se estender para além dos limites de áreas já licitadas, levantou a polêmica de como e quando deverá ocorrer o processo. A unitização consiste na unificação de mais de uma área de concessão, pelas quais se estenda o mesmo reservatório.

Segundo o diretor da ANP, Vitor Martins, a Agência já autorizou o primeiro acordo de unitização de grande porte no país, com os campos Mangangá e Nautilus, na Bacia de Campos, onde foram identificadas reservas contíguas. Os campos são operados pela Petrobras e Shell e terão desenvolvimento conjunto. As duas operadoras terão um prazo de seis meses para apresentar um plano de desenvolvimento à ANP. Pela divisão, cada uma terá 50% de participação no reservatório comum, parcela que fica atrelada ao percentual de cada empresa no ativo.

Outro processo de unitização está em trâmite na ANP. Devem ser unificados o campo Camarupim (Petrobras) com o bloco BM-ES-5 (Petrobras – El Paso), na Bacia do Espírito Santo.

Regulação

O relatório sobre o marco regulatório para a exploração do petróleo do pré-sal já foi concluído e será apresentado depois das eleições.

10ª Rodada

A ANP vai manter, para dezembro, a realização da 10ª rodada de licitação, apesar da crise que afeta a saúde financeira das empresas.

Fonte:

Nenhum comentário: